Associados participam do Primeiro Workshop do Pampa Gaúcho
09/04/2023 :: Mestres fotógrafos: Tadeu Vilani, Guto Oliveira, Lucas Pereira e Eduardo Bortolin
(clique nas imagens para visualizá-las por completo)

Entre os dias 09 e 14 de abril de 2023, os associados   Adriano Soldatelli,   Afonso Cesa Neto,   Carla Tessari,   Cristina Tessari,   Flávia Ferme,   Marilise Cesa e   Milagros Goñi participaram, juntamente com outros fotógrafos brasileiros, da programação do Primeiro Workshop Fotográfico realizado no bioma Pampa (Brasil, Argentina e Uruguai).

O "WS Pampa" foi promovido pelos renomados fotógrafos documentaristas, Tadeu Vilani, Guto Oliveira e Lucas Pereira, conhecidos internacionalmente por divulgarem e enaltecerem, com suas premiadas fotos e vídeos, a lida, a cultura, o cotidiano e tudo o mais que envolva a vida e a topografia da região. Além dos fotógrafos, o WS Pampa também contou com a fundamental expertise do geólogo e pesquisador Eduardo Bortolin, profundo conhecedor da terra, da história e adaptações dos costumes locais, que acompanhou e subsidiou informações ao grupo em todas as locações pelas estâncias visitadas.

A sonoridade ficou por conta dos brilhantes músicos nativistas Fabiano Torres e Leonardo Quadros, que igualmente peregrinaram com o grupo em todas as atividades programadas.

A base de hospedagem foi na Estância Santa Rita do Jarau, em Quaraí-RS, onde os participantes foram recebidos com muito calor, gostosuras e carinho pelos proprietários Guilherme Schmidt, ou simplesmente "Peninha", e sua esposa Kátia Lagreca Schmidt. Lá, os anfitriões conduziram o grupo na subida ao lendário Cerro do Jarau, lugar místico, com visão de 360º de toda a região, e apresentaram as primeiras vivências do grupo na lida com o gado.

As atividades fotográficas também se desenvolveram na Estância São Miguel  do Sarandy, em Santana do Livramento, onde há forte trabalho na criação de cavalos e no trato com o gado. Nessa estância, o grupo foi guiado pelos proprietários Ricardo e Bento, pai e filho da família Brochado, e conheceu o músico Ricardo Bergha e o biólogo Hugo Saraiva, da Emater, aumentando seus conhecimentos em relação aos cuidados com o meio ambiente (a região abriga parte do aquífero guarani e possui vários corredores de aves migratórias).

A outra propriedade visitada foi a Estância Santa Inês, localizada em Artigas, no Uruguai, administrada pelo jovem chamado Neto, cujo foco é a criação de ovelhas e enfardamento/comercialização da lã. Lá o grupo pôde fotografar as técnicas adotadas, antigas e atuais, na tosquia dos animais.

Em todas as atividades, cujo foco priorizou a fotografia documental das lidas do homem do campo, o grupo vivenciou in loco cada momento do dia a dia do gaúcho com sua terra, sua família, seus colaboradores e o trato com seus animais, inclusive com seus cães que tanto auxiliam o trabalho dos peões na lida com o gado. Aprendeu sobre suas vestimentas, sua alimentação típica (vários churrascos foram saboreados e o carreteiro de charque também se fez presente, dentre tantas iguarias), seu lazer e sua estreita relação com a poesia, com a música e, paradoxalmente, com as sensibilidades lúdicas da vida, a despeito da rudeza de seu trabalho braçal.

Na definição de Marilise Cesa, o WS Pampa foi "sem precedentes, produtivo ao extremo, intenso, envolvente, tecnicamente rico em ensinamentos fotográficos, culturalmente apaixonante no mergulho ao Bioma Pampa... Enfim, para usar um termo recorrente no grupo: INESQUECÍVEL".

Parabéns a todos pelo envolvimento cultural e dedicação ao aprimoramento de suas técnicas e visão fotográfica!

O CFCX também cumprimenta e aplaude os organizadores, desejando, desde já, muito sucesso às futuras edições do WS Pampa, que já promete uma segunda experiência para agosto de 2023.

As fotos acima, e as publicadas pelos organizadores, link em destaque, são simples registros de alguns dos inesquecíveis momentos do WS Pampa. As demais fotografias autorais geradas durante o workshop estão nas redes sociais de cada associado. Vale a pena visitar!